terça-feira, 2 de maio de 2017

Old Dragon: Retornando ao Forte das Terras Marginais

“O pacato Forte das Terras Marginais é um dos últimos bastiões 
da civilização nestas terras inóspitas, habitadas por monstros 
e bandidos da pior espécie. Nos arredores, a mão tenebrosa das 
forças do caos se organizam.”
- Trecho extraído da descrição de apresentação da aventura.

Saudações prezados amigos!

No início do mês de abril, a Redbox Editora iniciou a já aguardada pré-venda da nova edição da aventura O Forte das Terras Marginais, para Old Dragon. De autoria de Rafael Beltrame, esta aventura foi inspirada na clássica The Keep on the Boarderlands, escrita originalmente por Gary Gigax em 1979 para ser utilizada em conjunto com o D&D Basic Set, que em sua época, foi um marco por não trazer um roteiro pré-determinado para o desenvolvimento da aventura, permitindo aos jogadores explorar várias partes (ou nenhuma!) da região para desvendar os mistérios relacionados com o Forte.

Esgotado há alguns anos (esta foi a primeira aventura para Old Dragon publicada impressa pela editora, em 2011), O Forte das Terras Marginais é um módulo de aventuras aberto, sendo praticamente um mini-cenário que descreve em detalhes uma fortaleza e seus arredores, com inúmeras possibilidades e perigos ao folhear cada página. De fato, campanhas inteiras poderiam facilmente ser ambientadas apenas usando este pequeno livro, que é uma aventura introdutória para personagens de 1.º a 3.º nível, podendo ser utilizada por jogadores iniciantes ou experientes.

“Mas afinal de contas, Veterano, o que mudou nessa nova edição?”, questiona o curioso (e um tanto impaciente) aventureiro lá na mesa ao fundo...

Segundo informações divulgadas pela editora, em temos de conteúdo textual, pouco mudou (além do fato do texto ter passado por uma árdua revisão). Mas visualmente falando, pode-se dizer sem medo que a aventura “subiu de nível”... e com muito estilo, meus amigos!

Em sua nova encarnação, a aventura não ficou restrita a uma reimpressão somente. Ela foi totalmente repaginada, sendo adotado o novo projeto gráfico utilizado pela editora desde 2016.
 
Algumas das novas artes da aventura. E se você é da turma que ainda acredita que só porque
é “escola veia” não pode ter belas ilustrações, já passou da hora de rever os seus conceitos!
O ilustrador Dan Ramos, tomou para si a tarefa de atualizar toda a identidade visual do livro, dando vida a diversas passagens da aventura, incluindo a aparência de monstros, cenas de exploração e PdMs, além de refazer todos os mapas. Segundo as palavras do próprio artista: “Esse foi um dos trabalhos mais bacanas de ilustrar para mim, pondo as sombras, hachuras e traços pretos para trabalhar como se estivesse desenhando para meu próprio grupo de jogo”.

Bom, do ponto de vista do Veterano, pode-se afirmar sem medo que ele obteve um “20 natural”, especialmente no que diz respeito à capa (na qual alguns dos já conhecidos personagens icônicos do Old Dragon estão engajados em um combate, tendo o forte da aventura ao fundo):

As capas da aventura: como era e como ficou.
(E dessa vez ninguém vai pensar que os aventureiros "estão atacando" o forte! rs)
Para quem conheceu o Old Dragon recentemente (provavelmente depois do sistema ser disponibilizado gratuitamente no site da editora), esta é uma bela oportunidade para se familiarizar com a proposta “escola véia” do sistema (até porque este livro traz dicas para o Mestre iniciante de como conduzir uma aventura old school, aos moldes das criadas por Gary Gygax e Dave Anerson, os “pais” do RPG). Mesmo para aqueles que já possuem a edição anterior, vale a pena a nova aquisição tanto pelo caráter de colecionador, quanto pela riqueza visual da nova edição.

O Forte das Terras Marginais possui 60 páginas e pode ser adquirido na loja da Redbox por R$. 29,90 durante a pré-venda (que também garante aos compradores a versão digital em PDF, liberada no momento da compra). A previsão é de que o livro comece a ser entregue a partir do dia 15/05.

Nota do Veterano: para aqueles que gostariam de ter uma idéia de como ficou a nova edição da aventura, a editora liberou uma prévia das primeiras 15 páginas em seu site.

Nenhum comentário: