sábado, 7 de novembro de 2015

Savage Worlds Overwatch - Grupos - A Overwatch

Saudações heróis selvagens!

Hoje temos um novo artigo relacionado à adaptação de Overwatch para Savage Worlds. Dessa vez, trazendo maiores detalhes sobre uma das mais importantes organizações que existiu no cenário: a Overwatch.

“Overwatch. Soldados, cientistas, aventureiros, e anômalos. Foram eles os guardiões que asseguraram a paz mundial por uma geração. Sob sua constante proteção, o mundo se recuperou. E hoje, apesar de sua vigilância ter acabado, seus ideais de liberdade e igualdade nunca serão esquecidos.”
- Holo vídeo de Apresentação do Museu Memorial da Overwatch.

A Origem
A Overwatch foi criada a pedido das Nações Unidas. Enquanto as nações lutavam individualmente contra os ômnicos, a ONU estava ocupada reunindo os melhores soldados e tecnologias disponíveis para formar uma unidade de elite. A Overwatch era essa equipe, composta por “cientistas, soldados, aventureiros e excêntricos”, tendo como objetivo resistir à ameaça dos ômnicos e fazer pressão assimétrica na guerra contra os mesmos.

Gabrielle Adawe foi uma das principais articuladoras da formação dessa força tarefa, enquanto que a liderança da unidade foi dada a Gabriel Reyes, um membro do Programa de Aprimoramento de Soldados, realizado pelos Estados Unidos. No entanto, apesar de Reyes possuir o comando geral, a estrutura global da Overwatch foi moldada por outro membro deste mesmo programa americano: Jack Morrison. Foi ele quem, ao ressaltar o melhor nas pessoas ao seu redor, ajudou a moldar o grupo diverso (e às vezes conflitante) de agentes da Overwatch em uma força de combate verdadeiramente coesa.

Agentes da Overwatch nos dias de glória após o fim da Crise Ômnica
Encontrando sua força, a Overwatch conseguiu dar cabo da Crise Ômnica e o mundo passou a idolatrar seus agentes como verdadeiros heróis. Pelas suas contribuições, a ONU recompensou Morrison, fazendo dele o primeiro comandante oficial da Overwatch, enquanto que Reyes foi deixado de lado no processo (fato que criou uma rixa entre os dois que levaria a consequências trágicas no futuro...).

O Pós-Crise Ômnica
Nos anos que se seguiram, a Overwatch foi transformada em uma força de paz internacional e vivenciou uma ascensão meteórica. Novos financiamentos e recursos deram à organização, que agora era pública, um alcance de influência global muito maior. O mundo cultuava seus agentes como heróis, mas ninguém tanto quanto Jack Morrison. Ele se tornou o rosto da Overwatch, um símbolo de esperança e promessa, das ruas de pedra de King's Row até o mercado noturno de Bangkok.

Aqueles que cresceram durante esse período costumam ser referidos como “Geração Overwatch”, pois lhes foi dada uma legião de heróis para olhar como exemplo. O comandante de operações Morrison visava um futuro melhor para a humanidade. E sob sua liderança, a Overwatch serviu como uma força pacificadora global e força motriz da inovação e descoberta, fazendo avanços em campos científicos bem variados, como exploração espacial e pesquisa médica. Mas mesmo com o crescimento do poder da organização, Morrison continuou dedicado às pessoas ao seu redor, treinando novos agentes, e inspirando neles os objetivos e ideais nobres da Overwatch.

Morrison e seus companheiros conduziram o mundo a uma era de paz e prosperidade sem precedentes... mas isso não durou muito.

A Overwatch mantinha uma rede de comunicações global e possuía um dos arsenais mais avançados do planeta. Novos agentes eram trazidos para a organização, conforme os já existentes eram aposentados. Ela também realizou diversas operações contra o grupos terroristas (como o Garra, entre outros), o que fez com que fosse necessário tomar uma abordagem mais militarista para a manutenção a paz. No entanto, tal fato gerou uma certa tensão interna no grupo.

Duas décadas após o término da Crise Ômnica e salvado a humanidade, a influência da Overwatch diminuiu, sendo posta em xeque por uma série de perturbadoras alegações que foram feitas contra o grupo, as quais incluíam negligência (resultando na falha de missões de alto nível), corrupção e má gerência, proliferação de armas, abusos de direitos humanos e mais.

Protestos eclodiram por todo lugar, com as pessoas alegando que a Overwatch era a fonte de turbulência do mundo. Um comitê especial da ONU lançou uma investigação secreta extensa dessas alegações. Contudo, em meio ao prosseguimento dessas investigações, o quartel general suíço da Overwatch foi destruído em um suposto acidente.

Jack Morrison tentando apaziguar os ânimos de manifestantes Anti-Overwatch.
Entre as fatalidades estavam Morrison e Reyes. A ONU mantém veementemente a versão de que não houve intenções criminosas por trás desse evento. Entretanto, fontes e denúncias anônimas indicam que uma rebelião destruiu o grupo de dentro. De um lado estava Morrison, determinado a manter unido o que restava da Overwatch. Do outro, estava Reyes, cujos objetivos são um mistério até hoje. Uma batalha aconteceu entre esses dois homens dentro da base e, em algum momento, a luta desencadeou uma explosão que destruiu as instalações, matando os dois (supostamente), e muitos outros, além de atear fogo aos sonhos de uma geração inteira.

Segundo o que a Dra. Angela Ziegler, ex-diretora de pesquisa médica da Overwatch, comentou em uma audiência com a ONU, tal resultado era inevitável, pois, após a promoção de Morrison como comandante de operações, sua relação com Reyes mudou. Eles estavam cada vez mais distantes e a tensão se tornava cada vez mais visível com o passar do tempo.

Quartel General suíço da Overwatch após a destruição.
A Dissolução
A investigação da ONU, juntamente com a perda de sua sede e de seus membros-chave, foram as sentenças de morte que culminaram no fim da Overwatch como grupo. Agora, após tantos anos de serviço, a organização acabou por ser dissolvida, e seus um dia amados agentes, foram dispensados e deixandos em desgraça, sendo agora objetos de suspeita e aversão por parte da mídia de um modo geral.

E nos cinco anos seguintes a sua dissolução, ainda permanece o mistério quanto à real natureza da queda de Overwatch (pelo menos entre a população em geral). Existem suspeitas de que alguém tentou assumir o controle em seu próprio benefício. Mas desde o seu fim, a verdade é que o mundo se tornou um lugar mais sombrio. O grupo continua a ser imortalizado, no entanto. Além disso, há rumores de que alguns ex-membros da Overwatch estão tentando "retornar a ação” juntos.

Nota do Veterano:
Este artigo foi elaborado a partir de informações e artigos existentes no site oficial do jogo e no site Overwatch Wiki.

Um comentário:

Unknown disse...

Grande trabalho!

Fiquei me perguntando, que tipo de aventura um grupo SW Overwatch faria? Como funcionaria uma campanha dessas?